Beneficio do Uso das Cores em seu Ambiente Corporativo: Ficas e Truques.

As cores possuem forte poder de influenciar a nossa vida e o que sentimos, especialmente quando estamos felizes e entusiasmados, sempre pensamos em tons vibrantes e quentes, já nos dias em que nossas emoções estão mais baixas, a preferência é por cores mais frias.

Por essa razão, o uso das cores em seu ambiente corporativo é primordial para você que deseja investir em um espaço confortável, acolhedor e estimulante, pois assim, ajudará na criatividade e produtividade da sua equipe, afastando qualquer percepção negativa e sintomas de estresse.

Para compreender qual o impacto que cada cor possui no comportamento humano e o benefício de cada uma delas em seu ambiente corporativo para aumentar a eficiência do seu time, elaboramos um material exclusivo para você. Acompanhe!

Benefício do uso das cores em seu ambiente corporativo: saiba o impacto de cada uma delas na sua rotina!

Quando mencionamos sobre o impacto de uma cor no comportamento humano, ressaltamos sobre a rotina com uma jornada de 8 horas por dia, 5 dias por semana, tratando-se exclusivamente da qualidade de vida das pessoas em um espaço corporativo.

Todavia, é fundamental ressaltar que não basta apenas investir em locais monocromáticos ou 100% brancos, beges e cinzas. 

Uso das Cores em seu Ambiente Corporativo

Você pode adotar outras modalidades de cores, apesar disso, é importante que se entenda sobre como funciona e como é possível transformar seu ambiente de trabalho harmônico e demais acessórios de decoração para que não crie um ambiente pesado ou muito escuro. 

Cores quentes

Certamente você deve se lembrar durante seu ensino fundamental sobre as cores primárias e secundárias que, popularmente falando, são conhecidas como cores quentes e cores frias.  

Apesar disso, nem sempre uma cor primária estará classificada com cor quente e uma cor fria nem sempre será secundária. 

As cores quentes, por exemplo, provocam mais estímulo à mente, pois são cores vibrantes e proporcionam estímulos ao nosso sistema nervoso e cardíaco para que possam trabalhar mais. Quando muito bem utilizadas, são fundamentais para auxiliar a criatividade humana.

  • Amarelo: a tonalidade amarela traz energia, auxilia o cérebro a tomar decisões com mais precisão e facilidade. No entanto, caso seja usado de forma exagerada, pode transmitir ansiedade e cansaço.

  • Laranja: embora seja agradável para o gosto de alguns, a cor laranja quando usada com cautela pode trazer muita motivação para equipe, tornando o local mais alegre e leve — o que pode ser um ótimo benefício para a comunicação. Por outro lado, se utilizado com veemência, pode resultar em tristeza e desânimo. 

  • Vermelho: assim como o amarelo, o vermelho também é uma cor energética que referencia paixão e vitalidade. Por se tratar de uma cor intensa, traz ao espaço corporativo inspiração, motivação e agilidade, apesar disso, deve ser utilizado com atenção. Caso o ambiente seja pintado todo de vermelho pode fornecer sensação de irritação e tensão. 

  • Rosa: querido por muitas pessoas, a cor rosa pastel corresponde aos sinais de delicadeza, inspiração e tranquilidade, sendo conhecida por representar o lado feminino. Para tonalidade mais fechada, favorece a sofisticação e renovação. 

  • Roxo: a cor roxo ou violeta beneficia a comunicação e aproximação daqueles que compartilham o mesmo espaço. Contudo, não é aconselhável utilizá-lo em locais de grande proporção, já que sua tonalidade pode provocar bloqueio criativo até mesmo desânimo.

Cores frias 

As tonalidades frias possuem influência ao fornecer tranquilidade, harmonia e calmaria aos espaços. Ao cérebro, fornece sensação de bem-estar, já que as pessoas geralmente ficam mais confortáveis e relaxadas. 

Uso das Cores em seu Ambiente Corporativo

No entanto, é importante frisar que esses tons nem sempre referenciam tons claros ou pastel. Você pode adotar essas cores quando quiser um ambiente que tenha fluidez e serenidade. 

  • Azul: a cor azul garante segurança, estabilidade e quietude, pois fornece ao ambiente equilíbrio. Desta forma, pode ser adotado as tonalidades claras ou médias para se beneficiar com todas as sensações que essa cor fornece. 

  • Cinza: muito escolhido por diversos ambientes corporativos, o cinza-claro fornece formalidade, objetividade e complacência. Espaços onde há um nível de raciocínio lógico podem adotar essa tonalidade. Porém, para quem não deseja deixar o ambiente carregado ou tenso, deve evitar tonalidades mais escuras como o grafite ou chumbo.

  • Verde: na tonalidade pastel, o verde traz suavidade, tranquilidade e quietude ao ambiente corporativo. Deste modo, muitos locais corporativos têm adotado essa tonalidade já que remete à calmaria, especialmente em ambientes onde a tensão diária é notória. Normalmente, é escolhida por hospitais, centros médicos e consultórios. Contudo, se não deseja o efeito reverso, evite tons mais escuros, pois eles tendem a fornecer sensação deprimente. 

Tonalidade branca

Não poderíamos deixar de mencionar a cor branco. Ao contrário do que muitos podem pensar, em ambientes com muita iluminação, essa tonalidade deve ser evitada. 

Pelo fato de ser uma cor responsável por amplificar a luz do ambiente, ela remete sensação de luxo e elegância, entretanto, espaços que carregam muito branco podem dar sensação claustrofóbica, cansaço e irritação — o que pode se persistir por dias. 

Neste caso, aposte em móveis, rodapés ou tetos, ou mesmo em cores mais estilizadas para fornecer um ambiente acolhedor e agradável. 

Como utilizar as cores adequadas para incentivar a sua equipe?

Empresas de tecnologia como Facebook, Google, Twitter dentre outras companhias estão adotando espaços de trabalho coloridos e com um excelente para estimular sua equipe. 

Isso requer optar pela cor correta para cada tipo de espaço. Para cada conceito deve-se escolher a cor que prevalece: onde necessita de maior criatividade por parte da equipe, cores vibrantes e quentes devem ser as intérpretes. 

Agora em locais que necessitam de uma concentração mais assertiva, as cores frias como azul e verde podem fornecer leveza e calma aos membros da corporação.

Uma sugestão que indicamos é jamais optar por cores com alto índice de reflexo ou com alto brilho, nem mesmo pintar o ambiente corporativo com cor única. Selecione na paleta de cores um tom que seja a identidade da sua empresa e use-a na parede central até mesmo nos locais onde há decoração com móveis e itens selecionados.

É fundamental que saiba dosar a uniformidade de cores no seu espaço de trabalho que possa fornecer tranquilidade, harmonia, acolhimento e conforto para você e toda equipe, sempre pensando na melhora da criatividade. Invista em um ambiente moderno que corresponda ao conceito da sua marca, mas sem exagerar. 

Como a pode ajudar a sua empresa?

A TRIO Arquitetura faz um ótimo trabalho desenvolvendo ambientes corporativos que encorajam espaços inteligentes no qual reúne design e tecnologia, com o propósito de melhorar a forma de trabalhar e viver.

Por isso, contamos com um time inovador que tem o propósito de tirar seu sonho do papel e torná-lo realidade.

Convidamos você a conversar com os nossos especialistas para que juntos, possamos criar um bom planejamento para o seu negócio. 







Anterior
Anterior

Como Criar Espaços Corporativos Funcionais

Próximo
Próximo

Como Integrar a Tecnologia no seu espaço Corporativo